Trabalhar com marketing digital de performance não é uma tarefa muito simples. Por combinar ao mesmo tempo criatividade e uma visão analítica profunda, o marketing digital mistura dois mundos que não costumavam caminhar tão próximos. Entretanto, algumas dicas podem servir de atalho para as ferramentas mais adequadas à sua empresa. Veja algumas delas:
1) Entenda seu funil de conversão
Antes de começar a pensar em trazer tráfego para seu site, é importante que você tenha um caminho claro levando o seu usuário para realizar a ação que você deseja que ele faça em seu site, seja essa a compra de um produto, preenchimento de um formulário de contato ou a realização de um chat online com algum de seus consultores.Para isso, é importante criar um site que torne o fluxo dos usuários o mais intuitivo possível. Posteriormente, é fundamental entender exatamente que tipo de consumidor você quer atrair ou que tem mais aderência ao seu produto.
2) Use o Google AdWords
Você pode ficar tentado a começar campanhas no Facebook ou em alguma outra mídia, mas se o seu foco é performance, o Google AdWords é definitivamente a melhor opção para começar. Isso porque a ferramenta combina ao mesmo tempo volume de pessoas, possibilidade de se trabalhar com orçamentos de qualquer tamanho, potencial para quase qualquer indústria e capacidade de especificar exatamente o que você vende.Se você não possui um orçamento grande, uma dica que pode ajudar é começar trabalhando com palavras exatas. Esse recurso ajuda a delimitar exatamente o tipo de busca para o qual você gostaria que seus termos aparecessem.
3) Portais verticais
Comparadores de preços como Buscapé e Zoom ou os portais Zap Imóveis e ImovelWeb são exemplos desse tipo de portal. Os primeiros se adequam a quase qualquer tipo de e-commerce. Os segundos a quase qualquer tipo de site do setor imobiliário. Embora não estejam abertos a qualquer nicho de sites, essas opções costumam trazer um tráfego bastante qualificado para seu site, com pessoas mais propensas a comprar ou fazer um cadastro com você.4) Use ferramentas de acompanhamento dos contatos
Algumas ferramentas no mercado são bastante úteis sobretudo se você não tem um e-commerce, mas sim um site que busca captar novos contatos para fazer negócios posteriormente. O Hubspot é a ferramenta mais robusta no mercado nesse setor. Ele permite ao mesmo tempo o acompanhamento de todos os contatos que são gerados, mas também oferece alternativas para a criação de páginas que facilitam a captura desses contatos em seu site, além de ferramentas com estatísticas sobre a navegação dos seus usuários.A RD Station é uma alternativa nacional mais em conta mas que também possui uma boa gama de funcionalidades similares ao Hubspot.
Nenhum comentário:
Postar um comentário