Páginas

Atuação como desenvolvedor gamer


Para se desenvolver na carreira, o profissional precisa identificar suas habilidades. Para que um projeto seja criado, uma equipe inicial de desenvolvimento de jogos irá precisar de:
  • game designers;
  • artistas 2D e 3D;
  • animadores;
  • programadores;
  • gestores de projetos;
  • testers e outros profissionais;
  • Modelador 3D.
Além disso, o profissional capacitado nessa área poderá atuar também em agências de comunicação, no desenvolvimento de simuladores automobilísticos, na criação de plantas e projetos de arquitetura e engenharia.

De acordo com o site LoveMondays, o salário inicial de um desenvolvedor de jogos no país varia de acordo com a função exercida pelo profissional e a empresa em que trabalhará. Afinal, ter bons trabalhos no portfólio ajudará a alavancar a carreira em questão.

Para entrar no mercado de desenvolvimento de games precisa-se, primeiramente, traçar uma meta de carreira: trabalhar em empresa ou se aventurar como freelancer? E para as duas opções, igualmente, o profissional tem que ser qualificado na área.

Sendo um indie developer - desenvolvedor independente

A carreira independente no desenvolvimento de jogos é uma opção para quem não gosta de trabalhar em empresas ou deseja abrir uma empresa. Em outras palavras, o profissional atua em casa, sendo um developer em tempo integral ou parcial, caso trabalhe em outro emprego. E como desenvolvedores independentes, o profissional pode seguir duas opções:

Freelancer: profissional que trabalha sem vínculo empregatício, através de contratos, para pequenas e grandes empresas. Dessa forma, esse desenvolvedor normalmente atua em uma produção bem específica do projeto.

Produtor independente: esse profissional costuma produzir jogos completos. Aliás, é ele quem normalmente gerencia e organiza todas as fases de produção. Esse tipo de desenvolvedor consegue atuar na concepção total do game, inclusive, na parte de publicação no mercado.

Para trabalhar em desenvolvedoras

De acordo com o tamanho da empresa é definido o perfil do profissional. Para desenvolvedoras menores, os profissionais gamers precisam contribuir em variados segmentos do jogo. Por exemplo, trabalhar com design e programação.

Mas se a empresa for grande, quanto maior for a qualificação na área, maior será a busca por esse profissional. Como esse tipo de desenvolvedora costuma atuar em jogos de alta qualidade e grande relevância no mercado, a necessidade de contratar profissionais altamente capacitados se torna fundamental.

Mas independente de ser uma desenvolvedora grande ou pequena, é importante ter uma noção de como se executa todo o processo de criação de games, tendo em vista que toda a equipe trabalha em um mesmo objetivo, que é criar jogos.

Instituto IINTTEC

A IINTTEC está a mais de 10 anos no mercado, e a mais de 10 anos capacitando alunos para um futuro brilhante, formando profissionais de postura e qualificação, ensinando todo o conhecimento necessário para que o aluno se torne um profissional completo no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário