Páginas

Construindo uma carreira sólida


Todos querem ter uma carreira repleta de sucesso. Mas você sabe explicar o que isso significa exatamente? Como a definição varia de acordo com as aspirações pessoais e a profissão de cada um, não há roteiro universal ou fórmula mágica para a trajetória perfeita no mundo corporativo. Fato! Porém, algumas atitudes podem ajudá-lo a atingir a excelência profissional. Vamos lá:

1. Invista em autoconhecimento. 

O que é sucesso para você? Ganhar muito dinheiro, ter um cargo de chefia, fazer diferença na sociedade, trabalhar com o que ama? Hoje a definição de sucesso é bottom-up, ou seja, não é imposta pela empresa ou a sociedade. Por isso, não há desculpa para acomodação! Cada profissional deve tomar responsabilidade por sua trajetória, estabelecendo seus ideais de realização e procurando a sua própria definição de sucesso, desde o começo da carreira até a aposentadoria.

2.Sempre peça feedback. 

Não vale apenas olhar para dentro: também é essencial trocar uma ideia com colegas, professores e chefes. Mesmo quando nos parece claro que estamos tendo um desempenho satisfatório no emprego, nem sempre percebemos algo que estamos fazendo de errado ou o que poderíamos fazer melhor. Por isso, pedir feedback é essencial para ter clareza sobre a qualidade do seu trabalho.

3. Seja sempre um estudante. 

Programas de pós-graduação, cursos de atualização em áreas diferentes da sua, aulas online, palestras, congressos, trabalhos de voluntariado, aulas de idiomas. Além de serem belas adições ao currículo, esses tipos de experiências diversificadas evitam a estagnação na carreira, pois criam desafios inusitados, desenvolvem novas habilidades e promovem a troca de ideias, tirando o profissional da zona de conforto.

4. Busque construir um legado pessoal.

 As empresas valorizam profissionais preocupados com o bigger picture, ou seja, que também pensam no bem da empresa e não só em si mesmos. Pense: você já finalizou algum trabalho que contribuiu de forma significativa para a companhia? Caso ainda não tenha feito, descubra maneiras de fazê-lo.

5. Leve o marketing pessoal a sério e comunique-se bem. 

De nada adianta deixar um legado se ninguém ficar sabendo sobre ele. Encontre meios de divulgar o que você faz aos chefes e colegas. Além do marketing pessoal, é importante comunicar-se bem no dia a dia. Se todos soubessem se expressar de forma simples, clara e objetiva, boa parte dos problemas corporativos não existiriam. Aprenda a compartilhar os seus pensamentos de forma que os outros entendam facilmente, lembrando também de ouvir o que os outros têm a dizer. Se ajudar, prepare uma lista com tópicos de discussão para as reuniões. O mesmo vale para conversas sobre carreira com o chefe: prepare-se antes e esteja confiante! A qualidade da escrita também é essencial. Cuidado com erros de português nos e-mails e documentos.

6. Tenha disciplina. 

O mundo profissional é repleto de metas. Se não houver metas mandatórias em seu emprego (muitas empresas as têm muito claras e usam bônus para incentivar o seu cumprimento), é preciso estabelecer metas pessoais Para correr atrás dos seus objetivos na carreira, é preciso ter capacidade de se concentrar no que realmente é necessário e pensar no plano mais amplo. Disciplina traz resultados.

7. Seja flexível. 

Provavelmente o conselho-mestre desta lista seja este. Apesar de todo o planejamento e a pressão própria da família e amigos pela obtenção do sucesso, o caminho até ele é pontilhado por fatores imprevisíveis, tanto no longo prazo quanto no dia a dia de trabalho. Quem aprende a lidar com pequenos imprevistos de forma positiva tem chance maior de se dar bem quando o problema é mais sério. Não se limite a contornar obstáculos: encare-os como desafios para o aprendizado e incorpore-os em sua busca pela felicidade no trabalho.

Instituto IINTTEC

A IINTTEC está a mais de 10 anos no mercado, e a mais de 10 anos capacitando alunos para um futuro brilhante, formando profissionais de postura e qualificação, ensinando todo o conhecimento necessário para que o aluno se torne um profissional completo no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário