Páginas

O crescimento significativo do mercado gamer no mundo


Ter uma carreira promissora como desenvolvedor gamer profissional é o grande sonho de inúmeros jovens. Assim sendo, desenvolver jogos, testá-los e apresentá-los para o mundo são as metas de muitos profissionais.

Mas antes de investir em uma capacitação, dúvidas surgem vindas principalmente de pais que, não acostumados a essa nova era tecnológica, querem saber se é possível viver de jogos.

Quem deseja ingressar nesse mundo precisa conhecer mais a indústria dos games e obter informações importantes quanto as carreiras que a área possibilita atuar, assim como analisar como o mercado tem reagido aos jogos digitais.

O mercado gamer em números

De acordo com o 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, realizado em 2018, o mercado de games digitais teve uma grande expansão por todo o país. Por isso, essa área obteve um desenvolvimento relevante ao longo dos anos em que foram realizadas essas pesquisas.

Aliás, com base no 1º Censo, feito entre 2013 e 2014 é possível concluir que o número de desenvolvedoras nacionais aumentou para 375, o que inicialmente não passava de 150.

Nesses últimos 2 anos, mais de 1.500 jogos foram lançados no Brasil e a partir de todo esse estudo é perceptível que seguir carreira na indústria de jogos passou a chamar a atenção de jovens e adultos. Por isso o mercado para profissionais gamers está em constante expansão, ganhando destaque nacional e internacional.

Que crise?

Diante da crise que assola o país, a indústria gamer ao longo desses anos, em contrapartida, teve um aumento de quase 600%. De acordo com o site Jornal Bom Dia, o faturamento do setor no país cresceu 25% entre os anos de 2014 e 2016.

O faturamento da indústria de jogos digitais, a nível mundial atualmente, já ultrapassou a marca dos R$137,9 bilhões, com base na Newzoo. Aliás, essa mesma fonte cita que o Brasil ocupa o 13º lugar no ranking mundial da indústria de games e o 2º lugar na América Latina.

E semelhantemente, a Abragames - Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais, informa que o Brasil está atrás de líderes de mercado como Estados Unidos, Japão, Canadá, França e Reino Unido. "Estamos entre as indústrias emergentes com maior potencial", reitera.

O crescimento das desenvolvedoras no país

Ainda que os alunos busquem ter uma carreira sólida em desenvolvedoras internacionais, o mercado gamer no Brasil está em vasta expansão à procura de profissionais altamente capacitados.

Como resultado, o Sudeste detém a maior quantidade de empresas de jogos digitais, totalizando 52,9%. Rio de Janeiro e São Paulo possuem dessa porcentagem, 42,4% dos centros desenvolvedores. São ao todo, 196 desenvolvedoras entre as formalizadas e as informais.

Inegavelmente, o Norte do Brasil também teve expansão ao longo desses últimos anos. A região apresenta 10 estúdios gamers de desenvolvimento.

Dessa maneira, é possível constatar o relevante crescimento nas demais regiões:
61 desenvolvedoras no Nordeste;
31 desenvolvedoras no Centro-Oeste;
77 desenvolvedoras no Sul.

A capacitação para o mercado gamer

As oportunidades no mercado gamer estão cada vez maiores e isso requer um excelente profissional, com conhecimento necessário para atuar na área de games a nível nacional e internacional.

Toda pessoa que deseja iniciar nessa indústria precisa de uma capacitação profissional para se destacar na carreira. Ter contato com todas as áreas envolvidas na produção de um game irá elevar os conhecimentos técnicos e práticos.

Há 10 anos no mercado, capacitando grandes profissionais da área do entretenimento, a Escola DOX inaugurou no último ano a primeira escola estúdio de desenvolvimento de jogos da América Latina.

Situada em GUARULHOS, bairro Maia, a ESCOLA DOX traz uma escola totalmente equipada com o que há de melhor em tecnologia para uma total imersão no mundo dos games. E com a escola estúdio criada exclusivamente para a prática do aluno, o futuro profissional trabalhará em uma desenvolvedora modelo, para que se aprenda diariamente como é a rotina das grandes empresas do mercado.


Instituto IINTTEC

A IINTTEC está a mais de 10 anos no mercado, e a mais de 10 anos capacitando alunos para um futuro brilhante, formando profissionais de postura e qualificação, ensinando todo o conhecimento necessário para que o aluno se torne um profissional completo no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário